• Facebook
  • Instagram

Siga nossas

redes sociais

Fale com a gente

 

(27)99810-3334

(27)3329-4189

arete@aretepsicologia.org

Grupos de Encontro

Grupo Vivencial

O Grupo de Encontro ou Vivencial é uma proposta de grupo desenvolvida por Rogers. Nesse espaço, podemos compartilhar de modo intensivo, interesses, necessidades e sentimentos, aprofundar nossas relações interpessoais e desenvolver uma comunicação mais genuína e humana.

Grupo de Mulheres

Nós mulheres, vivemos hoje entre tantos afazeres e tantos papéis a assumir que nunca temos tempo para pensarmos ou estarmos com nós mesmas. Frequentemente, nos sentimos sós não encontrando espaço para compartilhar nossas incertezas, tristezas ou alegrias. Um grupo de mulheres pode ser um espaço de troca de experiências que nos possibilita, através de um encontro interpessoal, explorar as diversas faces de nosso Ser-Mulher.

Procuramos, nesse encontro, estabelecer uma conexão com nossa essência feminina, expressar nossas ideias e sentimentos e nos apropriar do que realmente somos ou do que queremos ser. Buscamos readquirir, nesse grupo, nosso senso de unidade e viver de forma mais dinâmica para ampliar todas as nossas possibilidades.

Conexão Criativa

 

Proporcionar através de um clima lúdico e acolhedor, um processo experiencial de grupo que possibilite aprofundar o autoconhecimento, ampliar o nível de consciência e desenvolver o crescimento pessoal através de relações interpessoais mais genuínas. Visa desenvolver as habilidades intuitivas e sensoriais (hemisfério direito do cérebro), levando os participantes a se conectarem com seu potencial criativo.

Arte Centrada na Pessoa

No Mundo Contemporâneo nós somos seres envolvidos pela arte. Nós nos movemos pela e na arte a fim de nos colocarmos no mundo e nele deixar a nossa marca, nos apreciamos a arte que vem do outro como forma de compreender quem é esse outro e com ele estabelecer uma relação. E nesse sentido, ao compreender como somos transpassados pela arte, o Instituto Brasileiro de Psicologia Centrada na Pessoa oferece um espaço para a promoção de debates que envolvam filmes, séries, movimentos artísticos, jogos eletrônicos, música, pintura e todas as demais expressões artísticas que de alguma forma encontram-se centradas na pessoa que nós somos.

Círculo de Tertúlia

O Instituto Brasileiro de Psicologia Centrada na Pessoa – Areté oferece um espaço de encontro entre amigos para pensar e refletir sobre as questões da existência humana.

Grupo de Estudo de Casos Clínicos

Espaço de estudo de casos clínicos em que podemos aprofundar os conhecimentos teóricos a partir da prática. Segundo os referenciais da ACP, esse grupo caracteriza-se não apenas pela dimensão cognitiva da aprendizagem, assimilação do arcabouço teórico que dá sustentação a uma prática, mas por uma dimensão experiencial.

O objetivo do grupo de estudo de casos clínicos é promover de modo vivencial o desenvolvimento das atitudes necessárias que facilitam o processo de crescimento e desenvolvimento do cliente. Por exemplo, a escuta e a resposta empática que não podem ser compreendidas como uma técnica ou ser aprendidas teoricamente, pois depende muito mais de uma habilidade desenvolvida pelo terapeuta na relação.

 

Grupo de Estudo sobre Morte e Luto na Contemporaneidade

A Morte e a vivência do Luto talvez sejam os maiores tabus da sociedade contemporânea. A Morte se apresenta relegada à representatividade do fracasso que deve ser evitado ou a um acontecimento que só ocorre com o outro e nunca comigo, e assim deixa de ser compreendida e passa a ser temida. A vivência do Luto se torna um momento limitado por um tempo social que não respeita o tempo pessoal.

Como profissionais da área da saúde, psicólogos, psiquiatras e médicos, nós lidamos diretamente com a relação que o cliente possui com a Morte e como lida com o processo de Luto. Logo, como ouvir a angústia que o cliente traz a repeito de sua própria morte se como profissionais somos incapazes de lidar com a nossa própria morte?

Tendo isso em mente, o Grupo de Estudo possui o objetivo de compreender dentro dos preceitos filosóficos, psicológicos e vivenciais a Morte e o Luto que cada um de nós carrega na nossa existência e na relação com o outro.

Tel: (27) 99810-3334

(27) 3329-4189