• Facebook
  • Instagram

Siga nossas

redes sociais

Fale com a gente

 

(27)99810-3334

(27)3329-4189

arete@aretepsicologia.org

Curso de Formação

Formação em Psicologia Clínica

na Abordagem Centrada na Pessoa

A Psicologia Humanista nasce com um questionamento fundamental: O que é o homem? Surge como uma ideia, uma reação aos conceitos e atitudes que deixam o ser humano relegado a um plano inferior. É considerada a “Terceira Força” da Psicologia e desenvolve-se a partir do encontro de diversos psicólogos preocupados com a pessoa humana em sua totalidade e unicidade. Assim, as pessoas são vistas holisticamente, como um organismo integrado, que não pode ser reduzido a soma de suas partes. Busca criar um espaço para o desenvolvimento do potencial criador e da liberdade pessoal.

A premissa fundamental da Psicologia Humanista destaca que as pessoas possuem uma tendência natural, inerente, um poderoso impulso para o desenvolvimento de suas potencialidades. Existe em cada pessoa uma busca constante ao desenvolvimento completo da saúde e de seu ser. Segundo Rogers, “Os indivíduos possuem dentro de si vastos recursos para a auto compreensão e para modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo. Esses recursos podem ser ativados se houver um clima, passível de definição, de atitudes psicológicas facilitadoras”.

Os psicólogos humanistas compreendem que o indivíduo é livre para escolher como deseja viver e desenvolver a responsabilidade pelas escolhas que faz. Compreendem que está na própria relação terapêutica a experiência que permite o crescimento, dando mais ênfase aos sentimentos, significados e emoções do que aos aspectos intelectuais. Uma das questões fundamentais para o psicólogo humanista é a crença de que o cliente pode ser autor de sua própria vida.

 

Um de seus principais expoentes é Carl Rogers (1902 – 1987) que, a partir de uma palestra proferida em dezembro de 1940, criou a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) a partir da confluência com os pensamentos humanista, existencial e fenomenológico.

 

Rogers em seus estudos gradativamente foi ampliando os princípios da ACP para diversas áreas do relacionamento humano. Assim os princípios desse enfoque estão presentes na educação; no trabalho com grupos; na clínica individual com crianças e adultos; casal e família. No atendimento hospitalar, nas organizações, na saúde de modo geral.

 

O Instituto Brasileiro de Psicologia Centrada na Pessoa - Areté, tendo como finalidade divulgar, fortalecer e atualizar os princípios e as ideias da Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolver e aperfeiçoar propostas de intervenção humana centrada na pessoa e fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas psicossociais, oferece o curso de Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa.

Público-alvo: O curso de Formação em Psicologia Clínica na ACP destina-se apenas aos psicólogos, médicos e estudantes finalistas desses cursos.

 

Carga Horária: 360 horas - aulas teóricas, prática, vivências, supervisão e Grupo de desenvolvimento pessoal.

Duração: 18 meses

Ementa:

  • Comunidade de aprendizagem.

  • Aspectos filosóficos da Abordagem Centrada na Pessoa: Humanismo, existencialismo e fenomenologia.

  • Aspectos biográficos de Carl Rogers.

  • Desenvolvimento histórico da ACP: do aconselhamento psicológico ao plantão psicológico.

  • Pressuposto básico e princípios teóricos da ACP.

  • Prática psicoterapêutica I: A teoria do desenvolvimento e da personalidade em Carl Rogers. A teoria do processo psicoterapêutico. A teoria da mudança na personalidade em Eugene Gendlin.

  • Prática psicoterapêutica II: O que é um terapeuta centrado na pessoa. A interiorização das condições necessárias e suficientes.

  • Prática psicoterapêutica III: A Clínica em diferentes contextos - Psicoterapia individual. Ludoterapia. Psicoterapia de casal e família. Psicoterapia de Grupo. Fenomenologia e produção do conhecimento científico Psicopatologia Fenomenológica. Focalização. Psicologia Transpessoal. Supervisão. Grupo vivencial.

Tel: (27) 99810-3334

(27) 3329-4189